segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PROJETO DE ESTÁGIO

APRESENTAÇÃO

A Disciplina de Estágio Supervisionado 3 está propondo um modelo de estágio para este semestre, diferenciado, num espaço informal. Busquei este espaço, encontrei um ateliê que funciona próximo a Praça do Sol, em Goiânia, com a Professora Matilde Blache. É um espaço informal, em que as pessoas interessadas em pesquisar, aprender e exercitar a pintura, buscam.
A proposta a ser desenvolvida nesse ambiente é a criação do “Livro do Artista”, que é um objeto de arte que tem o formato de um livro. Com uma combinação de imagem (pintura) e texto (literário). E poderão escrever, pintar, colar, desenhar sobre assuntos gerais. Com possibilidades de o expectador tocar, cheirar, ver, manipular e sentir. É uma obra de arte com criação pessoal.
A proposta é para ser desenvolvida em um mês de trabalho, especificamente no mês de novembro de 2010.


Objetivo Geral

- Desenvolver o “Livro do artista”.

Objetivos Específicos
- Estimular a pesquisa;
- Desenvolver a criatividade;
- Estimula a livre expressão;
- Elaborar um livro que dê possibilidade ao expectador de tocar, cheirar, ver, manipular e sentir;


Metodologia

Esclarecer o que é o “Livro do Artista”. Esclarecer que os materiais, a temática, a técnica, o procedimento, a utilizar será de livre escolha. O formato é de livro, pois o expectador deverá folhear e ler. Devem ser trabalhados pela mão do artista. E convidá-los a participação.
Com base em pesquisas e conhecimentos dos alunos sobre o “Livro do artista”, cada um terá liberdade de escolha da temática, processual ou conceituais para a conclusão de seu livro. Além de processos de experimentação, recursos técnicos, bidimensionais e tridimensionais.
O material é um caderno de capa dura. Poderão utilizar: colagem, técnicas de impressão, tais como modelos, selos, traslados, cópias ou xilogravuras, materiais recicláveis, impressão, papelão, papel cartão.
Além de incluir, pequenos objetos ou partes de algumas fotos e materiais naturais (madeira, folhas, terra, etc), que os transforma em uma colagem. Pode usar de estratégias, como: a experiência tátil e a possibilidade de desencadear mecanismos esconder sonora / reexibir, a implantação / retirada são recursos que vão para um centro local/ liberar algum aroma. Para a representação de pensamentos e conceitos
E para encerrar, criar uma exposição, para compartilhar, trocar e aproximar a produção dos outros. E conversar sobre autores que tomaram como referencia e o processo que utilizaram para desenvolver sua produção.








Conclusão

O “Livro do artista” é uma porta de entrada para a compreensão da rica diversidade que caracteriza a arte contemporânea. Dessa forma, o artista contemporâneo visa à invenção e a crítica de si mesmo, produzindo outros significados.
E quanto a produção deve provoca o olhar do aluno, de gerar discussões e confronto de idéias que só vêm a contribuir para sua cultura e senso estético, e ainda, é uma realidade mais próxima no tempo e no espaço, do que qualquer período histórico da arte, e que, portanto, não pode ser desperdiçada.



Bibliografia


Antón, José Emilio. LIVRO DE ARTISTA
http://www.merzmail.net/libroa.htm
Livro de artista
http://es.wikipedia.org/wiki/Libro_de_artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário