quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Intervenções na cidade

Para desenvolver meu trabalho pesquisei a artista plástica Niki de Saint Phalle e a Carta das Cidades Educadoras.
A artista plástica Niki de Saint Phalle, Phalle ou Catherine-Marie-Agnès Fal de Saint Phalle, em 29 de outubro de 1930 e faleceu em 21 de maio de 2002, foi uma pintora escultora e cineasta francesa. Se destacou usando a técnica do papel machê.
Escolhi o tema "As Nanás", em frances "moças", são moças alegre, livres, coloridas, feitas de lã, fibra de algodão, papel machê e tela de arame, as Nanás são grandes bonecas que representam o mundo feminino, discute o papel da mulher na sociedade. As primeiras foram feitas em 1965 e lhe deram fama. Algumas de suas intervenções, com as Nanás foram em locais públicos, praças arborizadas. Não a conhecia, pesquisei na internet sua biografia, seus trabalhos e exposições.
Com base nessa idéia, busquei as praças da cidade de Goiânia. Algumas bem cuidadas outras nem tanto, algumas desprezadas pelas autoridades e pela população. São locais de convívio entre as pessoas e que deveria haver um sentimento de pertencimento de fato a esse espaço e de esse espaço lhes pertencerem. São bens públicos de uso coletivo da população, mas que é necessária uma ação educativa e prática e uma política de conservação, intervenção no espaço público, que se traduz num convite de permanência e interação neste mesmo espaço.
Sabemos que a população urbana, em sua maioria, esta privada ou limitada – em virtude de suas características sociais, culturais, étnicas, de gênero e idade – de satisfazer suas necessidades básicas. Por isso, a preservação depende, em grande parte, da conscientização da sociedade na valorização destas praças e de suas responsabilidades na conservação e no planejamento urbano. E assim terão um novo ponto de vista sobre a cidade.
A “carta das cidades educadoras”, ressalta a importância da melhoria da qualidade de vida local, compatibilizando os objetivos para a economia, o social, cultural e ambiental, impulsionando ações concretas. É a participação popular para o desenvolvimento da cidade, refletindo permanente para potencializar a cidade como espaço educador. Ou seja, a cidade educando o cidadão através de ações de cooperação de forma solidária, o diálogo, tolerância, respeitando a diversidade cultural, em condições de igualdade. Sejam elas iniciativas inovadoras ou de cultura popular. É a democracia participativa.
" A cidade será educadora quando reconheça, exercite e desenvolva, além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assuma a intencionalidade e responsabilidade cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos seus habitantes, começando pelas crianças e pelos jovens." (Fragmento da Introdução da Carta das Cidades Educadoras, Declaração de Barcelona, 1990).
As intervenções de artes visuais ao ar livre, o objetivo é ocupar espaços, é fazer com que a população se aproprie do espaço urbano. Nas cidades têm muitas possibilidades de educar a população, escola, ONGs, associações de bairro e espaços comunitários, outros.
As minhas “Nanás” são magras, não tão alegres e coloridas, como as de Niki. Porém muito elegantes. Utilizei recorte e colagem de fotografias encontradas em jornais locais.
O que chamamos de intervenção, nada mais foi do que levar o artista até a praça para que a população conheça o seu trabalho e participe também da criação das obras. E o objetivo quase sempre é provocar a comunidade, desafiar todos a terem um novo olhar.

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