quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Questões

1 – A escola deve eliminar a distancia entre os seus processos pedagógicos e aqueles que a cidade possui (pág. 58). De que forma nós estagiários podemos contribuir neste projeto?
2 - De acordo com a Carta das Cidades Educadora, a cultura e a educação devem ter prioridades no recebimento de investimentos é o que os cidadãos poderão desenvolver seus potenciais (pág. 59). Como potencializar na arte esses objetivos?
3- Como trabalhar a multiculturalidade na arte?
4 – Como levar os pais a participar das atividades desenvolvidas na escola visando uma educação cidadã?
5 – De que forma a escola pode dialogar com sua comunidade, numa prática educativa cidadã, ressaltando a valorização da cultura e da identidade do grupo?
6 – Qual a diferença entre estágio no espaço formal e informal?
7 – É possível realizar estágio como pesquisa? E pesquisa como estágio?
8 – O estágio é o elemento articulador entre a relação teoria e prática. Qual a contribuição do estágio para a nossa formação enquanto futuro professor?
9 – O estágio é um componente de grande importância para a construção da identidade profissional do futuro docente. Aliada as questões da “cidade educadora”, de que forma o estagio em espaço informal irá contribuir para esse novo perfil de profissional?
10 – A idéia de transformação da realidade esta diretamente ligada a formação do professor. Que competências? Que formação?
11 - “... a cidade, a cultura do lugar, seus habitantes, seus ofícios e seus profissionais, mestres enquanto um conjunto que constrói espaço, espaço que se constitui na confluência de pessoas, do trabalho, de seus modos de ser e de operar naquele lugar” (pág. 69). Diante do exposto, como contribuir para uma formação voltada para a participação social, para o direito a cidadania?
12 - Quais seriam os espaços onde ocorrem os processos de educação não formal/informal/não escolar, na cidade educadora?
13 - De que forma o arte educador pode dar sua contribuição numa cidade educadora? De que forma? Em quais espaços?

Nenhum comentário:

Postar um comentário