sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Resumo em forma de tópicos da Unidade 1 - A cidade e suas possibilidades Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado 2, nos deu oportunidde de reavaliarmos nosso olhar sobre a prática docente e reconstruirmos nossa prática docente com outros paradigmas conceituais , teorico prático, utilizando de mapeamento, cartografias e metáforas conceituais.
Nos aproximando e compreendendo a escola, especificamente a sala de aula, como espaço educativo, de educação formal.Refletindo sobre esse espaço e fizemos uma intervenção pedagógica.
A partir dessa intervenção elaboramos relatórios, registros descritivos de nossas percepções. Dessa forma, acreditamos que construimos conhecimento.
O estágio supervisionado 3, propõe uma experiência para além dos muros da escola, teremos a cidade como referencia para elaborarmos projetos de ação educativa.Iremos refletir sobre a relação cidade, cultura e cidadania, observando e registrando.
Entendemos a cidade como um lugar físico, afetivo e simbólico, como organismo vivo e dinamico, construida ao longo do tempo por seus habitantes.
E propõe pensar e discutir a cidade como espaço urbano, na lógica não capitalista, pré-capitalista e de produção capitalista. Pensar nas contradições espaciais, desconstruções e (re)territorializações. E a racionalidade do modo de produção capitalista e a contra-racionalidade.
E pensar a cidade como educadora, que resiste a práticas e tendencias individualista. Que abriga, produz e reproduz culturas. Que busca uma educação para a vida, uma vida melhor para seus habitantes.
Os registros etnográficos propõe interpretar a arte a partir de seu contexto, favorecendo uma compreensão maior, com análise crítica do sistema de produção e dos valores nela refletidos.
E propõe a noção de perturbamento no familiar, ou seja, um outro olhar sobre a cidade, procurando desconstruir discursos e imagens caracterizadores, buscando visualidades, territorialidades, espacialidades, numa perspectiva multicultural crítica.
Concluindo, toda cidade educa e forma , pois é resultado de um processo cultural, histórico e social. Por isso devemos ter um olhar crítico, reflexivo, sensível e apurado para o contexto e o meio ambiente desse espaço que estamos estudando. E principalmente registrar de diversas formas todos os acontecimentos do exercício etnográfico.

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